[FUG-BR] [OT] PF FLAGS e etc

Jorge Petry - Adm de Redes e Servidores jorge em jspnet.com.br
Quinta Março 20 17:06:37 BRT 2008

Vou te dar uma dica, eu entendi bem por ai.

http://www.openbsd.org/faq/pf/pt/filter.html

O material eh muito bom.

Uso a algum tempo já pf + ipfw, onde uso o ipfw so pra controle de banda.

Abraço.

Jorge Petry Neto
Administrador de Redes e Servidores
(48) 8401-4436
jorge em jspnet.com.br
www.jspnet.com.br

  ----- Original Message -----
  From: Welkson Renny de Medeiros
  To: freebsd em fug.com.br
  Sent: Thursday, March 20, 2008 4:39 PM
  Subject: [FUG-BR] [OT] PF FLAGS e etc

  Boa tarde senhores!

  Estava vendo as últimas threads no freebsd-pf e vi a seguinte regra:

  pass out on xl0 proto tcp all flags S/SA modulate state
  pass out on xl0 proto { udp, icmp } all keep state
  pass out on xl1 proto tcp all flags S/SA modulate state
  pass out on xl1 proto { udp, icmp } all keep state

  Me desculpe a ignorância, mas onde encontro material "detalhado" sobre esse
  termos "modulate state, keep state, tipos de FLAGS, etc"? Eu uso sempre o
  keep state... pelo que entendo se eu fizer uma regra de ENTRADA de porta 80
  por exemplo e não tiver keep state, a comunicação entra mais não consegue
  "voltar"... (estou usando termos bem didáticos ;-) mas esses outros termos,
  tais como flags, modulate state, etc... não sei para que serve...

  Antes que alguém responta ---> google.com eu já tenho BASTANTE material
  sobre pf (ebooks, pdfs, etc) e já andei muito por lá... ;-)

  Abraço e bom feriado!

  --
  Welkson Renny de Medeiros
  Focus Automação Comercial