[FUG-BR] OT - UDP checar porta

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Sexta Março 21 17:07:15 BRT 2008

On Fri, Mar 21, 2008 at 3:17 PM, Evandro Nunes <evandronunes12 em gmail.com> wrote:
> Ola pessoal
>
>  seguinte, ontem tive que fazer um script com algo q eu achava q seria
>  trivial, e foi um fracasso
>
>  quero testar se uma porta UDP num servidor remoto esta aberta

Não há forma confiável de fazer isso, a não ser que ao receber um
pacote UDP naquela porta o host remoto responda de alguma forma,
possivelmente com outro pacote UDP.

UDP não é orientado a conexão. A vantagem disto é que a transmissão é
rápida porque não se gasta tempo com o processo de "handshake", como
acontece no TCP. O preço a pagar é que a camada de transporte não tem
como informar se um pacote chegou ao destino ou não. Maiores
informações aqui:

     http://en.wikipedia.org/wiki/User_Datagram_Protocol#Difference_between_TCP_and_UDP

A mesma página contém um ponteiro para uma cópia em PDF do artigo "The
Trouble with UDP Scanning", que explica detalhadamente o problema.

--
Carlos A. M. dos Santos