[FUG-BR] Asus EeePC? Alguém usa FreeBSD nele?

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Terça Março 25 07:35:15 BRT 2008

Paulo,

Eu comprei há um tempo atrás um Mirax MS 4200, configuração idêntica à
mencionada (é tela de 14" esse que vc falou?), pois na época invadiram
meu apartamento e roubaram o note e a CPU, então eu não tinha como
gastar 3000 num note "de marca" que se recusa a trabalhar com Software
Livre. Então, comprei esse, à época (dez de 2006) por 1999. Era dos
mais baratos. Hoje, o modelo MS 4400 está ainda mais barato, vem com
1gb de ram, 60gb de HD e gravadora DVD (o meu só grava CD). Mas é a
mesma plataforma do meu. O que fui fazendo com o tempo foram pequenos
ups, como o do processador (sim, ele aceita up, não é soldado) que
virou um Core 2 Duo de 2.16, a memória pulou para 2gb e o HD troquei
por um de 160. Se fosse comprar um assim naquela época (2006) teria
pago uns 4500 reais. Hoje uma configuração dessas ainda não sai
barata.

MAAASSS... TUDO FUNCIONA!!! Woohoo! Wireless, Ethernet, som, video,
etc etc etc... Exceto hotkeys (algo que não conheço nenhum note que
funcione no free, apenas algumas teclas básicas como luminosidade e
sinal de saída de vídeo).

Assim, como já tinha meu "trambolhinho", decidi comprar esse baratinho
e está funcionando muito bem, exceto uma coisa que descobri agora... O
monitoramento da bateria, todos os softwares que tentei usar, não
funcionaram muito bem. Os que conseguem ler a informação (dbsd-batt e
xbattbar) fazem com que o note fique engasgando. Estranho isso. Já o
klaptop diz que o APM está desabilitado, mesmo com módulo carregado e
vc podendo usar o apm para verificar. Ele tb não consegue dar nenhuma
informação além de porcentagem da bateria, e mesmo assim apenas em
dezenas.

Em questão de portabilidade, não há comparação do eeepc com nenhum
outro nessa faixa de preço. Realmente, 40gb fazem diferença, mas o
foco na minha aquisição foi portabilidade e não processamento. Se
quisesse processamento, comprava um playstation portátil, hehehe.

Enfim...  :-P

Um abc