[FUG-BR] Asus EeePC? Alguém usa FreeBSD nele?

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Terça Março 25 09:33:31 BRT 2008

Cara, eu coloquei os temas que eu disponibilizei no kde-look.org, mas
com resolução para 800x480 (se for lá e pesquisar por KDE, são os 3
primeiros). Neste exato instante, estou sem bateria e deixei o
carregador em casa por um lapso, mas o povo aqui no trampo tb comprou
(outros 3), então, assim que eles chegarem peço emprestado para poder
ligar ele e filmo para vc. Não tenho acesso ao Youtube daqui
(bloqueado), mas se eu te mandar em PVT e vc quiser fazer o upload,
depois passa o link para a lista?

O boot, demora uns 45 segundos após o boot da BIOS até que seja
carregado o KDM dando um total de 55 segundos (ou era 50? não lembro
mais...). Coloquei tela de splash, então para ver o boot mesmo fica
meio complicado, pois só depois das kernel messages que ele deixa vc
dar um esc ou espaço, mas eu tento colocar isso tb nele. Interessante
é que ao testar o sistema de som, ele dá um estalo nos alto-falantes,
e aí já sei que posso dar o esc que ele remove a splash. Depois,
carregando o KDE é mais uns 10 segundos. Enfim, velocidades normais
para desktop até. No caso do eeePC eu não coloquei o KBFX. Quer dizer,
coloquei, mas como ele é mais pesado que o kmenu, eu acabei voltando
para ele.

OpenOffice 2.4 demora uns 10-15 segundos para carregar, Firefox com
tudo que é plugin (java, flash, mplayer, adobe, etc), uns 5 segundos.
Skype, Kopete, e Kontact demoram bastante, estou pesquisando se vale à
pena ter eles. Acho que vou trocar o Kopete por algo mais leve, mas
não sei ainda qual (sugestões são bem vindas). Skype, não tem jeito,
tem que se o oficial mesmo. O Kontact demora algo entre 30 a 40
segundos para carregar, uma eternidade. Qualquer comando que demora
mais que 10 segundos já irrita qq usuário. Não coloquei o Evolution
porque ele vai colocar o Gnome e vai me deixar ainda com menos espaço
em disco.

Para Multimídia, coloquei o Kaffeine. Quando coloquei o mplayer-plugin
no Firefox, ele apareceu tb no menu, mas não é minha opção principal
para audio. Como o espaço é limitado instalei só as coisas principal
mesmo. Para o volume geral coloquei no rc.local um ajuste com o mixer
para 100:100 para pcm e 100:100 para out, assim o volume fica no
máximo. Como só o Kaffeine mesmo que toca sons para mim, não tem
problema. Os alto falantes não são potentes, então, não tem problema
nenhum fazer isso.

A instalação ficou com 2.2 gb, e 1.1 gb livres. Levando em
consideração que só o linuxemulator toma uns 400mb, se existisse flash
e acrobat para Free, não ocuparia tanto espaço, ficando menor e mais
completo que a instalação original (embora ele tenha joguinhos e umas
coisinhas de aprendizado, dando um total de 2.5gb).

Queria fazer um esquema para fast boot nele, mas não consegui até o
momento. O eeePC com o Xandros tem um binário chamado fastinit para
substituir o init, que basicamente faz a chamada do X antes de tudo
estar configurado (como um windows da vida). Quando tentei fazer isso
no Free, a única coisa que consegui foi que o teclado não respondia
mais, o que me lascou legal, porque chamando o KDM logo no início, eu
precisava fazer login ou pelo menos ctrl+alt+f1 para ter um terminal,
mas não conseguia. A solução foi reinstalar o free no mínimo sem
apagar o que já estava instalado, assim só "resetei" algumas
configurações (no caso o script /etc/rc). Aí, desisti disso. :-P Com
certeza o caminho é esse que eu fiz, mas com alguns tweaks para
carregar sem quebrar o teclado antes. Mas vai saber qual seria...

Bom, é isso. :-D Chegou o cara aqui, ele falou que acha que o
carregador está no carro, e os outros 2 não trouxeram. Se estiver
aqui, já faço agora.

Um abc