[FUG-BR] interbase no ports

Terça Março 25 10:29:06 BRT 2008

Eu já usava Interbase antes mesmo da borland liberar os fontes para a
comunidade... me recordo que na época desinstalei o interbase server,
instalei o firebird 1.0 e funcionou tudo perfeitamente... depois veio a 1.5
que já incluiu um monte de novas funcionalidades, e por último a 2.0... a
2.0 mudou a estrutura do arquivo e o esquema de senhas... se não me engano
tive que fazer um backup restore para conseguir abrir meu banco na 2.0... já
está em teste a versão 3.0, vai ser outra mudança bastante significativa na
estrutura do arquivo...

Resumindo, seu banco interbase certamente vai rodar muito bem com firebird
no FreeBSD, é bem tranquilo... meu banco tem mais de 100 tabelas, está com
1.5 GB (bem pequeno ainda), mas roda muito bem...

Para instalar tem umas frescuras de usuário, segue uma dica que peguei aqui
no fug:

Não da pra compilar como root, tem que ser como usuário comum.
Você pode fazer da seguinte forma:

# cd /usr/ports/databases/firebird2-server
# make extract
# chown -R usuario work/
# su usuario
$ make