[FUG-BR] Dois Monitores

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Sexta Março 28 15:13:08 BRT 2008

Consegui no Cache do Google!!!!

http://209.85.165.104/search?q=cache:BEqi5nxM8nEJ:www.idsl.org.br/index.php%3Fcont_cod%3D57+MegedFB&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br&client=firefox-a

Bom, isso aqui é para notebook que tem apenas 1 ´placa de video e 2
saídas, mas é aplicável, em partes, a computadores com 2 placas de
video.

Um abc

===========

Dois monitores em Notebook (MegedFB)

20/08/2006 09:20:00
Com o X-Window é possível ativar a saída para monitor externo para
funcionar como um segundo monitor independente, através de recurso
similar ao Xinerama, que permite o uso de duas placas de vídeo e dois
monitores no X. A diferenca principal é que com o notebook fazemos
isto apenas com uma placa de vídeo.

O recurso que nos possibilita fazer isto no X é o Merged Framebuffer.

Este tutorial pode não funcionar com todos os notebooks, então se não
funcionar com o seu, pode ser que sua placa de vídeo não seja
compatível com tal recurso. Minha placa é ums SiS 650, uma das mais
simples do mercado, e funcionou muito bem. Até onde pude ver, funciona
com placas SiS, ATI, nVidia e Matrox
(http://dri.freedesktop.org/wiki/MergedFB).

O primeiro passo é ter uma configuracão X já funcionando corretamente.
Para tal, executamos no shell, como root, o seguinte comando:

# X -configure

Isso criará um arquivo de configuraćão específico para nosso hardware.
Esse arquivo pode se chamar xorg.config.new e você o encontrará no seu
home. Para testá-lo, execute:

# X -config /root/xorg.config.new

Se funcionar corretamente, você pode copiá-lo para /etc/X11/XF86Config
para já deixá-lo como sua configuraćão padrão. Agora vamos editar o
arquivo e acrescentar as configuraćões necessárias para o correto
funcionamento do X com dois monitores.

Na sua nova configuraćão, edite-a e acrescente as linhas abaixo no
dispositivo da placa de video:

    Option     "MaxXFBMem"      "24000"
    Option     "CRT2Detection"  "true"
    Option     "ForceCRT2Type"  "LCD"
    Option     "MergedFBAuto"   "true"
    Option     "CRT2HSync"      "31-60"
    Option     "CRT2VRefresh"   "50-75"
    Option     "MergedXineramaCRT2IsScreen0" "true"

Além destas configuraćões na placa de video, foi necessário solicitar
o carregamento do Módulo GLcore

    Load    "GLcore"

E configurar o DRI como abaixo:

Section "DRI"
    Mode 0666
EndSection

Conecte o monitor à saída de seu video e reinicie o notebook. Isso é
necessário pois alguns notebooks (como o meu) só detectam corretamente
que devem ativar a saída de video auxiliar se estiverem com um monitor
conectado durante o boot. Mesmo tendo a tecla para ativaćão, ainda
assim, há esse tipo de bloqueio em alguns notebooks. Então fica mais
fácil reiniciar.

Algumas pessoas, ainda, ativam uma resolućão virtual. Eu não precisei,
por isso não ativei, mas pode ser que você precise.

Minha configuraćão XF86Config completa segue abaixo:

Section "ServerLayout"
    Identifier     "X.org Configured"
    Screen      0  "Screen0" 0 0
    InputDevice    "Mouse0" "CorePointer"
    InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
EndSection

Section "Files"
    RgbPath      "/usr/X11R6/lib/X11/rgb"
    ModulePath   "/usr/X11R6/lib/modules"

    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/CID/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/dejavu/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/cyrillic/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/hebrew/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/vietnamese/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/indic/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/ae_fonts1/AAHS"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/ae_fonts1/AGA"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/ae_fonts1/FS"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/ae_fonts1/Kasr"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/ae_fonts1/MCS"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/ae_fonts1/Shmookh"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/local/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/misc/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/Type1/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/75dpi/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/100dpi/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/bitstream-vera/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/TrueType/"
    FontPath     "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF/"
EndSection

Section "Module"
    Load  "extmod"
    Load  "glx"
    Load  "dri"
    Load  "dbe"
    Load  "record"
    Load  "xtrap"
    Load  "type1"
    Load  "freetype"
    Load    "GLcore"
EndSection

Section "DRI"
    Mode 0666
EndSection

Section "InputDevice"
    Identifier  "Keyboard0"
    Driver      "kbd"
EndSection

Section "InputDevice"
    Identifier  "Mouse0"
    Driver      "mouse"
    Option        "Protocol" "auto"
    Option        "Device" "/dev/sysmouse"
    Option        "ZAxisMapping" "4 5 6 7"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier   "Monitor0"
    VendorName   "Monitor Vendor"
    ModelName    "Monitor Model"
    VertRefresh  60-75
    HorizSync    30-90
EndSection

Section "Device"

    Option     "EnableSiSCtrl"  "true"
[...]

    Identifier  "Card0"
    Driver      "sis"
    VendorName  "Silicon Integrated Systems [SiS]"
    BoardName   "65x/M650/740 PCI/AGP VGA Display Adapter"
    BusID       "PCI:1:0:0"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier "Screen0"