[FUG-BR] Overclock através de módulo

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Sábado Março 29 11:46:20 BRT 2008

2008/3/24 Pablo Sánchez <phackwer em gmail.com>:
> Caros,
>
>  Bom, já deve estar todo mundo careca de saber, mas estou com o eeepc,
>  e ele vem com um processador rodando em 630mhz qdo é na verdade um de
>  900. Na BIOS não tem como colocar ele para rodar a full, mas tanto no
>  windows qto no linux existe como fazer essa alteração via software
>  (vide eeectl ou o módulo eee.ko no google).
>
>  Alguém sabe se existe algum software do gênero para Free? Ou um módulo
>  de kernel? Fico triste em estar rodando o bichinho abaixo da
>  capacidade real dele só para que a bateria dure mais. :-(

Olhei o código do módulo pra Linux. São apenas 461 linhas de código em
C, incluindo comentários. Quase tudo é feito via portas de I/O
(inb/outb). Lembra o tempo do MS-DOS em PC-Xt, quando se reprogramava
o relógio do sistema pra tocar música no alto-falante. :-) Muitos
drivers do FreeBSD funcionam de um modo semelhante. Um exemplo é o
if_wl, em /usr/src/sys/dev/wl.

Eu não tenho um eeePC pra testar (aceito doações, hehehe) mas vou
falar com um amigo que tem um e usa OpenBSD. Se até o mês que vem
ninguém aparecer com algo para BSD eu tentarei portar o driver como
projeto de férias.

--
Carlos A. M. dos Santos