[FUG-BR] Alterar a senha com apenas uma linha de comando

Celso Viana celso.vianna em gmail.com
Terça Novembro 11 12:50:03 BRST 2008

2008/11/11, Willian Alves <willian at radartelecom.com.br>:
> Salve galera estou desenvolvendo um script pra altomatizar a criação de usuario e senha do FreeBSD e do Samba
> como faço pra criar uma senha no bsd sem ter que repetir a senha andei dando uma olhada no google e o pessoal do linux usa dessa forma
>
> echo [nome_do_usuario]:[nova_senha] | chpasswd
> exemplo
> echo fugbr:seguro | chpasswd
> o usuario seria fugbr e a senha seria seguro
>
> so que nao achei no bsd esse comando chpasswd olhei no ports tem algo mas e pro squid
> /usr/ports/www/chpasswd
> tambem dei uma olhada no pw e nao achei nada.

> [...]

Para criar usuários no OS de forma não interativa, o Patrick já passou
a dica... para criar no SaMBa, uso assim:

( echo $senha ; echo $senha ) | smbpasswd -a -s $usuario

Você pode escrever um script que leia um arquivo com os usuários e
senhas e crie-os nos Sistema/SaMBa

root# cat arquivo_usuarios.txt

user1;senha1
user2;senha2
user3;senha3

while read usuarios
do
  user=`echo $usuarios | cut -d";" -f1`
  senha=`echo $usuarios | cut -d";" -f2`

  #adiciona usuário no Sistema
  echo $senha | pw useradd $user -g usuarios -m -s csh -h 0

   #adiciona usuários no SaMBa
   ( echo $senha ; echo $senha ) | smbpasswd -a -s $user

done < arquivo_usuarios.txt

Você pode refinar o script, adicionando os nomes
completos/telefones/setores dos usuários, fazer a checagem se já
existe, colocando cada qual no seu respectivo grupo, etc... é
programação... a imaginação é o limite...

--
Celso Vianna
BSD User: 51318

63 8404-8559