[FUG-BR] RES: ipfw X pf

Coopermine coopermine em bol.com.br
Terça Novembro 18 01:20:29 BRST 2008

Se só o redirecionamento do ipfw funciona.. já resolvia meu problema...

:(

-----------------------

-----Mensagem original-----
De: freebsd-bounces em fug.com.br [mailto:freebsd-bounces em fug.com.br] Em nome
de renato martins
Enviada em: segunda-feira, 17 de novembro de 2008 11:52
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] ipfw X pf

a ordem de que carrega primeiro nào faz diferença pois se você bloquear no
ipfw vai fircar bloqueado mesmo que voce libere no pf

o que você pode fazer é passa a sua regras de liberação para o pf

eu fiz algumas regras assim no pf pois tb estou desenvolvendo um captive com
pf

#criei uma table assim
table <liberados> { 192.168.2.18 }
# tudo que nao etiver aqui nessa table vai passar pelo captive
# regras para redirecionar e nat

rdr on $int_if proto tcp from ! <liberados> to any port 80 ->
192.168.2.1port 80

# NAT
nat on $ext_if proto udp from $internal_net to any port 53 -> $ext_if
nat on $ext_if from <liberados> to any -> $ext_if

# pronto no pf é só isso
ai no meu sistema quando um usuario é validado com sucesso ele dispara o
seguinte comnado para adicionar o ip do cliente nessa table

pfctl -t liberados -T add ip_do _cliente

# para remover
pfctl -t liberados -T delete  ip_do _cliente

# para exibir os clientes que estão na table

pfctl -t liberados -T show

pf
ext_if="rl0"
int_if="rl1"
internal_net="192.168.2.0/24"
external_addr="10.0.0.201"
table <liberados> { 192.168.2.18 }

rdr on $int_if proto tcp from ! <liberados> to !<me> port 80 ->
192.168.2.1port 80

# NAT
nat on $ext_if proto udp from $internal_net to any port 53 -> $ext_if
nat on $ext_if from <liberados> to any -> $ext_if

Seu controle de banda pode continuar no ipfw
ou se voce pode passar ele para pf+altq.

Espero que isso te ajude