[FUG-BR] Quagga + PBR + FreeBSD

Terça Novembro 18 15:25:12 BRST 2008

Pessoal,

Se eu estivesse usando um roteador cisco, eu poderia fazer PBR junto com uma
sessão BGP, ou seja, mandar por ex que o cliente 100.100.100.1 usasse o
gateway 200.1.1.1(que seria meu ISP1) (enquanto o restante usaria o
90.90.90.1  - meu ISP2 por exemplo).

Algo parecido com isto:

http://www.cisco.com/en/US/tech/tk364/technologies_configuration_example0918
6a00801f3b54.shtml#casetwo

Ou seja, eu forço que um cliente saia por um ISP, mesmo que o BGP indique
outro caminho. Caso a sessão BGP desde ISP caia, ele usará o outro, nenhuma
novidade com isto

No freebsd em condições normais eu usaria o "fwd" do IPFW para jogar um
cliente a outro gateway, porém, quando eu uso com Quagga, a tabela do kernel
tem prioridade, mesmo que eu faça com a 1a regra um fwd, ele obedeve as
tabelas que o daemon do zebra extraiu do bgp.

Alguém tem alguma sugestão de como eu poderia fazer isto no BSD?

Já vi na net sugestões em cima de Linux e iproute2, mas não quero.

Achei isto aqui:

http://groups.google.com/group/mailing.freebsd.current/msg/4e6ee00b4828f7e4

mas também não tive avanços.

Obrigado!