[FUG-BR] RES: RES: [OT] Bloco 197/8

Quarta Novembro 26 00:03:53 BRST 2008

Edinilson,

Por isto que uso serviços dinâmicos como a cymru. Eles fecham uma sessão BGP
comigo e me enviam as redes bogon. Daí faço um blackhole para estes
prefixos.

Atualmente o blackhole está somente para:

*> 1.0.0.0
*> 2.0.0.0
*> 5.0.0.0
*> 10.0.0.0
*> 14.0.0.0
*> 23.0.0.0
*> 27.0.0.0
*> 31.0.0.0
*> 36.0.0.0
*> 37.0.0.0
*> 39.0.0.0
*> 42.0.0.0
*> 46.0.0.0
*> 49.0.0.0
*> 50.0.0.0
*> 100.0.0.0
*> 101.0.0.0
*> 102.0.0.0
*> 103.0.0.0
*> 104.0.0.0
*> 105.0.0.0
*> 106.0.0.0
*> 107.0.0.0
*> 108.0.0.0
*> 109.0.0.0
*> 169.254.0.0
*> 172.16.0.0/12
*> 175.0.0.0/8
*> 176.0.0.0/8
*> 177.0.0.0/8
*> 178.0.0.0/8
*> 179.0.0.0/8
*> 180.0.0.0/8
*> 181.0.0.0/8
*> 182.0.0.0/8
*> 183.0.0.0/8
*> 184.0.0.0/8
*> 185.0.0.0/8
*> 192.0.2.0
*> 192.168.0.0/16
*> 198.18.0.0/15
*> 223.0.0.0/8

Nesta lista fiz um route-map para tirar a rede 172.16, já que tenho uma
sessão OSPF entre 2 roteadores que usam esta faixa.

Andei lendo por aí na Internet e vi que este problema não é exclusivo meu ou
seu, muita gente esquece de atualizar os filtros e redes novas como a 187 e
a 197 ficam de fora.

Sobre o ASN, alguns sites não informam corretamente os meus AS, outros
informam só um peer... mas até agora nenhum site internacional ficou
inacessível, mas desconfio que para alguns a volta está acontecendo só por
um peer... mas tenho que analisar os netflows antes de afirmar isto.