[FUG-BR] Opcao keep-state do PF

Fabiano Carlos Heringer bigu em grupoheringer.com.br
Quarta Outubro 1 08:13:22 BRT 2008

Pessoal, alguem poderia me explicar para que serve realmente a opcao
keep-state no PF?

pelo que entendi eh o seguinte: quando um pacote casa com um regra que
tem uma opcao keep-state ele cria um estado desse pacote, sendo assim,
se o pacote retornar ele vai entrar por essa mesma regra, é isso?

Seria o mesmo que colocar as seguintes regras:

pass bla bla bla from x.x.x.x to any
pass bla bla bla from any to x.x.x.x

so que com o keep-state somente uma regra seria suficiente, pois o
retorno do pacote seria pela mesma, eh isso mesmo ou to viajando na
maionese?

O que acontece,

tenho dois servidores aqui, os dois sao identicos no tipo de conexao
(fazem NAT, tem uma fila em CBQ), acontece que em um deles consigo fazer
tanto o controle do download, quanto do upload (interfaces interna e
externa) e no outro servidor nao consigo fazer o upload, e a unica coisa
que vi diferente nos dois sao o keep-state flags S/SA ..

ai voce me diria, tira o keep-state pra testar...esse eh o problema, nao
coloquei nenhuma dessas opcoes, o que percebi que a partir de um release
do FreeBSD ele ja vem por padrao essa opcao nas regras do PF...

e agora? sera que eh isso mesmo que esta dando o problema?

Obrigado