[FUG-BR] Lentidão com o ZFS

Leonardo Marques surf3r0 em gmail.com
Sábado Outubro 4 00:28:09 BRT 2008

Pessoal,

montei um servidor mirror de testes com o FreeBSD 7.0, somente para
testar a nova vedete da informática, o ZFS, mas estou obtendo certos
problemas de performance.

Com o passar do tempo, simplesmente o pool vai ficando
insuportávelmente lento, até que, qualquer coisa que leia/escreva no
pool fica travada indeterminadamente, nem um reboot resolve, somente
um reset mesmo faz a máquina voltar a vida. Ela demora uns 6 dias pra
chegar nesse estado máximo de lentidão.

Tudo bem que o ZFS está marcado como experimental, porém, segundo
ZFSTunningGuide, o autor conseguiu ter uma estabilidade legal. E
talvez, eu possa estar fazendo alguma coisa errada na administração do
ZFS ou do FreeBSD, já que não sou acostumado com essa userland, haja
visto que venho da terra do pinguim.

Segui o ZFSTuningGuide:

- Recompilei o kernel com a opção KVA_PAGES=512,

e aumentei a memória pro kernel, no /boot/loader.conf:

vm.kmem_size_max="1024M"
vm.kmem_size="1024M"
#vfs.zfs.zil_disable=1
#vfs.zfs.prefetch_disable=1
vfs.zfs.vdev.cache.size="10M"

Entretanto, o sistema quando usa muito, utiliza 400MB de ram, que o
htop demonstra, sendo que essa máquina possui 2GB de ram.

O pool contém dois discos, um inteiro e outro somente um pedaço, como
vc pode ver:

  pool: bandaeva
 state: ONLINE
 scrub: scrub completed with 0 errors on Fri Oct  3 18:38:06 2008
config:

        NAME        STATE     READ WRITE CKSUM
        bandaeva    ONLINE       0     0     0
          ad4s2     ONLINE       0     0     0
          ad6       ONLINE       0     0     0

errors: No known data errors

Os discos são:
ad4: 286168MB <SAMSUNG HD300LJ ZT100-12> at ata2-master SATA150
ad6: 286168MB <SAMSUNG HD300LJ ZT100-12> at ata3-master SATA150

uname da máquina:
FreeBSD ivete.fis.unb.br 7.0-RELEASE FreeBSD 7.0-RELEASE #0: Fri Sep
26 10:27:43 BRT 2008
root em ivete.fis.unb.br:/usr/obj/usr/src/sys/IVETEK1  i386

E finalmente pergunto, seria possível melhorar a performance e a
estabilidade do meu servidor? A versão -current, está melhor em
estabilidade (em relação ao ZFS) do que a 7.0?

Agradeço desde já,