[FUG-BR] Firefox nativo (2 e 3) + linux-flashplugin9 funcionando... \o/

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Segunda Outubro 6 08:39:56 BRT 2008

Pessoal,

Uma das coisas que mais incomodava os usuários de FreeBSD como
desktop *ERA* o flash, hoje estou rodando aqui o firefox 3 nativo com
o linux-flashplugin9 funcionando perfeitamente, com som, youtube,
google videos, enfim, 100%.

Essa notícia correu a lista freebsd-emulation [1] no final da última
semana e eu fui atrás de testar, e agora vou tentar compartilhar
com vocês os passos para configurar esse ambiente.

1. Kernel
A primeira alteração deve ser feita no kernel, pois era lá que se
encontrava o problema que fazia esse cara travar. Pra quem usa
o 8.0-CURRENT basta recompilar o kernel, pois o patch já foi
commitado na árvore, como pode ser visto em [2]. Esse commit
foi feito em 4 de Outubro, com MFC para 1 semana, portanto,
vai ser trazido para o 7-STABLE e para o 6-STABLE no próximo
dia 11, a não ser que algum problema seja encontrado.
Quem quiser testar antes, tem que aplicar um patch no seu
[67]-STABLE, esses patches podem ser encontrados em [3] e
[4]. Não vou falar muito aqui sobre como aplicar os patches, acho
que pra quem quer testar isso antes, esse vai ser um ítem bem
tranquilo.
Uma vez que o patch foi aplicado, ou, o src atualizado para uma
versão já alterada, basta recompilá-lo e reiniciar o equipamento.

2. Emulação linux
O FreeBSD usa como default o linux_base-fc4, ou seja, fedora
core 4, mas, até onde li, e no meu ambiente, uso o linux_base-f8
então vou tratar isso como um requisito, ou seja, tem que atualizar
a sua emulação linux para a versão 8_6 pelo menos.
Primeiro, atualizar a árvore do ports, depois seguir os seguintes
passos descritos no /usr/ports/UPDATING com a data 20070327:

  0. Faça um backup
  1. Remova o linux_base atual
  2. Adicione ao make.conf "OVERRIDE_LINUX_BASE_PORT=f8"
  3. Nenhuma aplicação linux pode estar rodando
  4. sysctl -w compat.linux.osrelease=2.6.16 (adicionar ao /etc/sysctl.conf)
  5. Instale o emulation/linux_base-f8

Isso deve ser suficiente, mas se tiver problemas, expanda o ítem
1 para:

  1a. Remova todos os ports que dependem do linux_base
  1b. Remova o linux_base
  1c. Remova o /compat/linux/*

Feito isso a nova emulação linux está pronta, acho interessante
desmontar o /compat/linux/proc antes desse processo todo e
montar novamente depois.

3. Concluindo
Agora seu ambiente está pronto, instale o linux-flashplugin9,
como ele está marcado como IGNORE, ele vai dar uma mensagem
e abandonar a instalação, apenas edite o Makefile e comente a linha
IGNORE=...
Lembrando que esse cara é incompatível com o linux-flashplugin7,
que deverá ser removido.
Depois disso, basta executar com o SEU USUÁRIO o comando

% nspluginwrapper -a -v -i

Pronto, tudo deve estar funcionando corretamente agora.

[2] - http://svn.freebsd.org/viewvc/base?view=revision&revision=183600
[3] - http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-emulation/2008-October/005332.html
[4] - http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-emulation/2008-October/005386.html
--