[FUG-BR] cacti + graficos p/ planejamento da capacidade

Segunda Outubro 27 19:12:54 BRST 2008

Adalto Lima Moreira escreveu:
> pessoal alguem sabe me dizer como gerar graficos com probabilidade de
> valores futuros e se o cacti faz isso?

RRDTool suporta alguns recursos, mas o Cacti nao incorpora a maioria
deles. Voce vai ter que fazer por conta propria.

Com o TREND e o TRENDNAN voce consegue tendencia média; com o HWPREDICT
e HWMPREDICT voce consegue prever um STEP no futuro. Com o DEVIATION e
DEVPREDICT da pra ter a proporcao de erro do valor esperado, e depois a
expectativa de erro.

Parece inutil mas consegue-se resultados legais com isso.

> queria ter isso para poder saber quando um disco vai encher, a memoria
> acabar, essas coisas basicas
> por exemplo poder planejar e visualizar que se o consumo continuar como esta
> daqui X meses acabara o espaco?

Da pra montar o que o povo chama por ai de Bandas de Confiança. Parece
um pouco com Bandas de Bollinger pra quem faz AT.

Falando em AT, com TREND e TRENDNAN se calcular o argumento de tempo
proporcional a STEPS da pra ter o valor em periodos, e ai da pra plotar
medias ao longo dos graficos, em AT chamamos isso de Medias Moveis.
Servem perfeitamente pra demonstrar uma tendencia.

> quero tambem saber a probabilidade do meu consumo de memoria que tem media
> de X, minimo de Y e maximo de Z estar em K amanha?

Amanha nao da, so da daqui um STEP, a nao ser que voce faca modificacoes
no codigo. Tem tambem um patch de Trend Prediction rolando na net. Deve
ser incorporado futuramente ao RRD, mas ainda nao esta disponivel.

Seja como for, o Cacti quase nao suporta esses recursos.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800