[FUG-BR] Premissões FS x Samba

Márcio Elias marcioelias em gmail.com
Quarta Outubro 29 18:00:15 BRST 2008

Boa tarde a todos...
tenho o seguinte a seguinte estrutura de diretorios compartilhados:

\\servidor
             \suporte
                        \software
                                     \fontes
                                     \versoes
             \clientes
                         \estado (tem uma pasta pra cada estado)
                                    \cidade (todas as cidades que tem
clientes)
                                              \cliente
                                                        \docs
                                                        \licencas
                                                        \pub

pois bem isso eh soh um pequeno esboço a estrutura completa e bem maior mais
segue essa ideia.

vamos as permissões...

tenho o grupo suporte com os usuarios tecnico01, tecnico02, tecnico03,
administrador

seguindo a mesma ideia do compartilhamento suporte mostrado acima tem outros
compartilhamentos (administrativo, comercial, rh, etc) cada um com um grupo
de mesmo nome e com uma serie de usuários pertencentes a esses grupos...
ainda seguindo o exemplo acima a pasta suporte estaria assim no samba:

[suporte]
path = /home/suporte
public = no
printable = no
writable = no
write list = @suporte
create mode = 0750
directory mode = 0750

no sistema de arquivos estaria assim:

permissões                 dono                          grupo
diretório
drwxr-x---                  administrador              suporte
 /home/suporte
drwxr-x---                  administrador              suporte
 /home/suporte/software
drwxrwx---                administrador              suporte
 /home/suporte/software/fontes
drwxrwx---                administrador              suporte
 /home/suporte/software/versoes

da mesma forma para a estrutura de clientes, tendo permissão de escrita
somente no nivel mais alto de diretórios evitando assim que sejam
indevidamente criados diretorios ou gravados arquivos fora do contexto
padrão.

soh que mesmo que eu sete as permissões no sistema de arquivos do FreeBSD
com chmod e chown essas permissões não são respeitadas pelo samba, no
servidor atual aqui da empresa que ainda é em slackware linux (que não usa o
PAM para autenticação de usuários) isso funciona muito bem, e como estou
migrando esse servidor de arquivos para o FreeBSD tenho que ter alguma
alternativa para que isso funcione da mesma forma no free.

Detalhe estou usando o samba como PDC (sem OpenLDAP) e quando é criado um
diretório via estação windows logada no PDC esse é criado seguindo a
configuração de permissões que está setada no smb.conf conforme o exemplo
que postei acima.

Bom acho que coloquei bastante detalhes, mais se ficou confuso é soh falar
que eu explico melhor, o que realmente agradeceria muito era alguma daquelas
dicas milagrosas que sempre aparecem aqui na lista....

Desde já Obridago.

--
Att.

Desenvolvimento de Sistemas