[FUG-BR] unetbootin - bootando através de um pendrive

Eduardo Lemos de Sa edulsa em quimica.ufpr.br
Segunda Setembro 1 15:21:12 BRT 2008

Caríssimos

Há algum tempo tentei (e consegui, por assim dizer) instalar o freebsd a
partir de um pendrive com o auxílio precioso do Pablo Sánchez e um pouco
de sorte. A receita é simples:

1) baixe o arquivo iso do sistema e monte-o em uma partição:

Mount ISO Image on FreeBSD
By Max Clark on December 22, 2005 12:08 PM | Permalink | Comments (0)
FreeBSD 5.x Mount

# mdconfig -a -t vnode -f image.iso -u 0 # mount -t cd9660 /dev/md0
/mnt/whatever

FreeBSD 5.x Unmount (para depois de usar)

# umount /mnt/whatever # mdconfig -d -u 0

2) copie os arquivos que estão na partição montada (um cp -rf resolve o
caso) para o pendrive (que também, obviamente, deve estar montado)

3) set a bios para priorizar o pendrive na hora do boot (bios antigas não
tem esta opção)

4) quando estiver usando o sysinstall, no momento de fazer os slices no
HD, lembre-se montar o pendrive (sugestão, monte-o como /pendrive), mas
não deixe que o bootmanager ou qualquer outra coisa seja instalada nele
(eu não sabia disto e deixei que fosse escrito na trilha zero e nunca mais
o pendrive prestou)

5) na hora de fazer a instalação, selecione a opção 7 (file system, já que
o pendrive drive está montado).

O restante se comporta como se você estivesse instalando de um CD.

Lembre-se também de:

1) não retirar o pendrive durante o reboot (uma linha relativa a ele é
colocada no /etc/fstab)
2) set a bios para priorizar o HD ao invés do pendrive
3) após ter constatado que o sistema está funcionando bem, remova a linha
do pendrive no /etc/fstab para se perder a necessidade dele estar
conectado à máquina durante os próximos reboots.

Esta pode não ter sido uma saída muito elegante (e nem tão prática assim),
mas funcionou

Saudações

Eduardo