[FUG-BR] Problema com FreeBSD 7 e AHCI

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Quinta Setembro 4 12:04:19 BRT 2008

Bom dia pessoal.

Eu estou com um problema em um servidor meu.

Estou utilizando uma placa Intel D975XBX2, com um FreeBSD 7-STABLE.

Nesta máquina eu tenho 4 HDs de 750GB da Seagate SATA2, e mais um de
80Gb PATA com o sistema.

Para utilizar o SATA2, eu percebi (não sei se estou errado) que tenho
que ativar o AHCI na BIOS.
Se eu deixo como SATA, ele reconhece os discos como 150MB/s, mas com o
AHCI ele reconhece como 300MB/s

Bom, agora o problema.

Se eu desligo a máquina, deixo ela desligada por mais de 20 segundos,
e a ligo novamente, o boot do FreeBSD simplesmente trava, no exato
momento que ele vai reconhecer os discos. O Disco PATA ele reconhece,
mas em seguida dele, eh para aparecer os discos SATA2, mas o kernel
trava antes disso. Reiniciar a máquina a quente, não funciona. O
CTRL+ALT+DEL não responde.
Se eu dou um RESET na máquina, ela dá boot normalmente, reconhece os
discos, sem problema algum.

Inicialmente eu pensei ser por causa dos HDs não terem iniciado.
Eu coloquei um delay de 10 segundos na BIOS. Não resolvou.
Adicionais mais um delay de 7 segundos na inicializacao do FreeBSD,
também não resolveu.

Alguém já teve algum problema parecido ?

Ou alguém tem alguma sugestão ? Agradeço qualquer uma.

--
Rafael Henrique da Silva Faria
# Técnico de Informática