[FUG-BR] FreeBSD + OpenVPN Modo Bridge

irado furioso com tudo irado em safe-mail.net
Terça Setembro 9 16:14:29 BRT 2008

Em Tue, 9 Sep 2008 15:58:29 -0300
"Cleyton Bertolim" <cbertolim em gmail.com>, conhecido consumidor de
drogas (BigMac's com Coke) escreveu:

> tap0: flags=8843<UP,BROADCAST,RUNNING,SIMPLEX,MULTICAST> metric 0 mtu
> 1500 ether 00:bd:21:0e:00:00
>         Opened by PID 583

educated guesses (maneira estadunindense de dizer: "chute")

tap0 não tem ip-addr - o exemplo menciona 10.0(qualquercoisa).. acho
que falta algo no seu *conf

não há necessidade de vc levantar/configurar bridge, a propria OpenVPN
se encarrega disso, atraves dos tapX de cada lado; eu só usei bridge
quando fiz um "firewall transparente".

o que dizem os seus arquivos de log (cf. sua configuração):
:==
status /var/log/openvpn/openvpn-status.log
log-append /var/log/openvpn/openvpn.log
:==
o openvpn.log deve ter todo o historico desde a inicialização até o
encerramento.

finalmente, uma curiosidade: porque OpenVPN em bridge? a "routed" me
parece menos dificil - embora a bridge apenas mude uma coisa ou outra
(eu mesmo vou experimentar qualquer dia).

ps: quando tudo o mais falhar, leia o manual (rs). Aquele howto é
confuso pra kct, mas após uns 10 dias de leitura, até que a gente se
acerta - rs.

--
saudações,
irado furioso com tudo