[FUG-BR] atualização do servidor FreeBSD

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Sábado Setembro 13 19:38:31 BRT 2008

On 9/12/08, Leonardo Augusto <lalinden em gmail.com> wrote:
> Atualizacao em server de producao ?
>
>  eu entro em panico so em imaginar a ideia...

Pânico ? Por que não se familiarizar com o processo, estudar e
aprender ao invés de entrar pânico ???

Tem muitas coisas que você só aprende fazendo, hoje existem muitos
jeitos de se aprender, estudar e entender sem destruir nada, maquinas
baratas, maquinas virtuais, etc...

Nem sempre você poderá comprar outro servidor para fazer uma
atualização, a função de um bom administrador é em muitos casos
executar operações críticas, mas para isso você tem que estar
preparado e acima de tudo ENTENDER como as coisas funcionam.

Faça backup, leia sobre o que vai fazer, oque muda de uma versão para
outra, etc...

>  pois ja vi no reboot dar kernel panic e nao sei o que la e xabu total...
>
>  compra outra maquina, ehehe migra tudo pra la...
>
>  pelo menos é 100% garantido que nao vais ficar fora do ar...
>
>  o mergemaster é um diabo aquilo, uma coisa terrivel, ehehe

Não é se você entender oque ele faz e como ele funciona....

Eu aconselho uma boa lida no handbook, fazer o processo algumas vezes
em máquinas menos criticas (máquinas virtuais, etc), observando,
prestando atenção e entendendo oque está acontecendo e o porque de
cada etapa.

Depois disso tenha certeza que tudo ficará MUITO mais simples.