[FUG-BR] Pfsense 2 - Utilização de IP+MAC

Giancarlo Rubio gianrubio em gmail.com
Sexta Setembro 19 22:12:18 BRT 2008

2008/9/19 Rafael Henrique Faria <rafaelhfaria em cenadigital.com.br>

> Boa noite Rodrigo

> Eu não sei se isso é possivel pelo pfSense, pois ele utiliza
> basicamente o Packet Filter, e ele trabalha em camada 3.

Usando pf apenas somente existe a possibilidade de amarrar o mac ao ip via
arp -s.

BTW acabei de receber um email do google summer code dos projetos do
freebsd, e foi adicionado no pf a possibilidade de usar layer 2 [1]

[1]http://blogs.freebsdish.org/gleb/2008/07/30/layer2-filtering-in-pf/

> Mas o IPFW2 trabalha em camada 2, e tem suporte total a filtros por
> MAC. Eu sei que o pfSense utiliza alguns recursos do IPFW2, mas não
> sei se chega a esse nível.

Pode usar via ipfw sim. Só não sei se voce conseguirá gerenciar via a
interface do pfsense as regras.

> Mas você pode tentar utilizar o m0n0wall que utiliza unicamente IPFW2,
> e acredito que ele faça esse tipo de filtragem.
>

> --
> Rafael Henrique da Silva Faria
> # Grupo Cena Digital
> # (16) 9229-8928