[FUG-BR] Sendmail - /var/spool/clientmqueue - encheu o /VAR

Segunda Setembro 22 11:54:20 BRT 2008

Bom dia senhores!

Não uso servidor de email no meu BSD... coloquei a seguinte linha no
rc.conf:
# disable email services
sendmail_enable="NO"
sendmail_submit_enable="NO"
sendmail_outbound_enable="NO"
sendmail_msp_queue_enable="NO"

Sei que o sistema envia emails internos para alertas de segurança, falhas,
etc... mas não pensei que poderiam encher uma partição de 5GB.... hoje pela
manhã vários sistemas pararam, desconfiei logo da partição tmp, rodei o
df -h e para minha surpresa o problema era na /var... rodei então o comando
du -s /var/* | sort -n e descobri que a maior pasta era
/var/spool/clientmqueue ! são MILHARES de arquivos...

Dei uma buscada no google e no histórico do fug, e vi que é referente ao tal
do sendmail... decidi abri um dos milhares dos logs que ele gerou e detectei
que era um alerta de "php not found" (uma crontab que criei para o
egroupware e esqueci de colocar o caminho completo do php).

Apaguei a pasta inteira (nem o rm -rf * dentro funcionava, tive que apagar a
pasta)... mas não quero que volte a acontecer... em uma das dicas do fug
(Alex) tem a seguinte configuração do rc.conf:

sendmail_enable="NO"
sendmail_submit_enable="YES"
sendmail_submit_flags="-L
sm-mta -bd -q30m -ODaemonPortOptions=Addr=localhost"
sendmail_msp_queue_enable="YES"
sendmail_msp_queue_flags="-L sm-msp-queue -Ac -q30m"

Não achei muita coisa sobre isso... mas pelo que entendi ele deixa ativo os
logs enviados pelo sendmail mas limita a 30 mb, é isso?

Vocês já passaram por esse problema?

Abraço,

--
Welkson Renny de Medeiros