[FUG-BR] Cache squid de 1 Tb

Leonardo Augusto lalinden em gmail.com
Terça Setembro 23 15:05:03 BRT 2008

É nisso vc esta corretíssmo, varios FS vao ferrar o desempenho de
qualquer disco ou array de disco...

Outro detalhe importante se voce usa raid, é o tamanho do "chunk" ou
"setor do array",
algumas controladoras tem opcoes de 16,32,64,128,1024,2048kb.. e etc..

Voce deve definir esse tamanho em funcao do tamanho de arquivo que vc
armazena em média..
Se sao milhares de arquivinhos de 25K por exemplo, definir um chunk de
2048 vai fazer vc perder
muito espaco no disco, ao mesmo tempo que se for um arquivo grande, um
setor pequeno vai
ocasionar muitos reads no array, aí seria o caso de um chunk de 2048K
para um arquivo de 5M por
exemplo seria mais negocio.. entao tens que analisar isso tambem. se
for o teu caso..

Agora que é melhor ter um FS gigantesco apenas para o squid isso é..
A nao ser que cada FS esteja num disco fisico diferente..

[]'s