[FUG-BR] [Pfsense] - Load Balancing

Rodrigo de Oliveira Gomes akada em uol.com.br
Terça Setembro 30 10:55:18 BRT 2008

Pessoal,

    Gostaria de tirar uma dúvida sobre o load balancing do Pfsense com vcs!

    Minha configuração atual é:

                                    |_ Internet _|

                       __________|___________
                 ___|____                         ____|____
                 |_ Virtua1 _|                         |_  Virtua2  |_
                      \                                               /
                        \                                          /
                          \       _____________     /
                            \   |  Load Balancing |   /
                              \ |_    DI-LB604      _| /

                                     ____|______
                                    |_  SQUID3
_|

                                  Rede Interna

       Gostaria de saber como funciona o mecanismo de load balacing do
Pfsense 1.2.1, digo isso, pois muitas vezes os modems da Virtua caem
(perdem o sincronismo), mas o appliance DI-LB604 continua em pé, com as
interfaces UP. O Load balance ping um host externo para saber se a
internet está funcionando?

    Estou pensando em colocar o squid ligado a um outro DI-LB604 com 2
Velox para rede de backup. O Load Balancing do Pfsense no squid3 faria
esse papel? Se os virtuas ficarem DOWN, mas o load balancing ligados
nele não cair (UP), o PFsense jogaria o tráfego para a rede de backup?

    Fico no aguardo.

Obrigado,

Atenciosamente,

Rodrigo Gomes