[FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

Nenhum_de_Nos matheus em eternamente.info
Quarta Abril 8 15:07:19 BRT 2009

On Wed, April 8, 2009 12:59, Ricardo Augusto de Souza wrote:
> Não quero colocar mt lenha na fogueira, mais eu prefiro o PF.

eu ainda apanho um bocado com o PF, mas se Deus quiser eu nunca mais volto
a usar iptables na vida. respeito quem goste, no hard feelings, mas eu não
gosto.

como falaram, as regras de pf você de fato lê, como a um livro.

a simplicidade me convenceu. ele não tem a mobilidade do iptables (e ipfw)
de se criar script para montar regras:

for i in `cat lalala`
do
  iptables $i
done

mas agora no pf do OpenBSD 4.4 já se é mais flexível a divisão em arquivos
e tal. não há um perfeito para mim, mas como já até apresentei num pequeno
evento de SL aqui, para eu limitar upload e download de uma rede, e fazer
nat com FreeBSD eu gasto 3 linhas do ipfw com uma do pf. em linux era algo
temido fazer isso. e ler mais tarde para mim e entender tb não era muito
massa. este controle de banda me fez passar fw para FreeBSD, e nunca mais
voltar para linux.

respeito quem pensa diff, claro :)

até,

matheus