[FUG-BR] balanceamento ipfw

Wanderson Tinti wanderson em bsd.com.br
Terça Abril 14 20:54:30 BRT 2009

2009/4/14 Alex de A. Souza <alex_a_souza em msn.com>:
> Existe alguma forma de fazer balanceamento com ipfw?
> Eu tenho dois links, um da embratel e outro da telemar.
> Estou com o seguinte problema, quando um cai eu tenho que entrar no firewall
> e mudar o IP e a rota manualmete para o outro link.
> Eu utilizo o freebsd 7.1 com IPFW, NATD e SQUID.
> Gostaria de balancear dois links fixo reais.

A dica dos colegas são otimas. Mas se for utilizar o ipfw, pode usar o
natd ou a opção setfib. Com natd vc usaria 2 instancia e na regra de
ipfw usaria a opção prob 0.5, para mandar metanda para a instancia 1 e
o resto para instancia 2, por exemplo:

ipfw add 3000 prob 0.5 skipto 3100 ip from any to any out
ipfw add 3050 divert 8668 ip from any to any out
ipfw add 3100 divert 8669 ip from any to any out

com a opção da tabela fib, você compila o kernel com a opção
ROUTETABLES=2        # que é seu numero de gw

adicionaria as rotas:
setfib 0 route add default gw_embratel
setfib 1 route add default gw_telemar

ipfw add prob 0.5 setfib 0 all from any to any out keep-state //metada pra um
ipfw add setfib 1 all from any to any out keep-state //resto pro outro

Acho que é isso.
Boa noite.