[FUG-BR] balanceamento ipfw

Wanderson Tinti wanderson em bsd.com.br
Quarta Abril 15 14:25:28 BRT 2009

2009/4/15 Welkson Renny de Medeiros <welkson em focusautomacao.com.br>:

> Alguém pode comentar sobre essa minha pergunta? CARP para balanceamento
> (dois links)?
>
> --

Welkson, Bom dia.
O objetivo do carp é criar redundância entre dois servidores ou mais,
fazendo com que cada um deles seja respónsavel por um único endereço
na rede. O que os colegas quiseram dizer é, usando o pfsense com todas
essas ferramentas que ele oferece, dar para montar um cluster de
firewall usando o carp e sincronizar as regras de firewall e o estado
da conexão usando o pfsync.

Dessa forma se uma maquina do cluster cair você não perde nada, pois a
segunda maquina automaticamente ira assumir a posição de mestre(acho
que é isso) e dar continuidade ao trabalho, até uma transferência de
dados que estiver ocorrendo não sofre perda, porque a tabela de estado
da conexão é sincronizada entre os servidores do cluster.

Acredito que seja essa sua duvida.

De uma lida nesse link:
http://www.fug.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=124
http://under-linux.org/wiki/index.php/Tutoriais/OpenBSD/firewall-carp-pfsync