[FUG-BR] balanceamento ipfw

Wanderson Tinti wanderson em bsd.com.br
Quinta Abril 16 00:57:28 BRT 2009

2009/4/15 Welkson Renny de Medeiros <welkson em focusautomacao.com.br>:
> Entendi Wanderson!
>
> No caso para usar setfib eu teria que voltar a usar NATD certo? hoje uso NAT do PF...
>
> Via PF existe algo parecido? hoje uso ROUTE-TO para alguns hosts passar pelo segundo link (voip, etc).
>
> Obrigado.

Olá Welkson,
Você pode usar o daemon natd ou fazer nat pelo proprio ipfw, por exemplo:
ipfw nat 1 config if $ext_if1 same_ports unreg_only
ipfw add nat 1 all from $lan to any out via $ext_if1

Para isso você precisa ter compilado em seu kernel a opção: IPFIREWALL_NAT

Não tive a oportunidade de usar o nat do pf junto ao ipfw, mas pelo
que andei lendo funciona muito bem. Nesse caso o ideal é testar todas
as opções e ver qual sairá melhor para seu ambiente. Se eu puder
ajuda.

Boa noite a todos.