[FUG-BR] Dúvida: servidor de terminais + virtualização

Eduardo Costa Lisboa eduardo.lisboa em gmail.com
Segunda Abril 20 15:32:16 BRT 2009

Olá, pessoal, estou trabalhando atualmente num projeto de virtualizar um
ambiente de servidor de terminais. Não quero me alongar demais no email,
então serei bem sucinto:
Atualmente é tudo Linux e o servidor não é virtualizado. A mesma máquina
oferece todos os serviços (tftp, dhcp, nfs, XDMCP) e também tem os programas
de usuário instalados; é tudo Debian.

O que fiz agora, num projeto experimental, é separar esse 'monstrengo'
LTSP'-like[1] em dois ambientes: netserver e appserver.

O netserver tem todos os serviços de rede necessários ao ambiente, como:
tftp, dhcp, nfs, firewall (iptables + squid+ dansguardian).

Como se trata de um ambiente de thin clients (que dão boot via PXE ou
etherboot), ainda tem uma raiz oferecida pelo servidor NFS. Esta raiz remota
apenas detecta o hardware do thin client, gerencia a montagem de pendrives
via udev e serve o som via ESOUND.

O appserver tem as aplicações gráficas, o desktop em si, e como é uma
máquina (virtual) separada, o thin client no ambiente gráfico não sai
diretamente para a Internet, só passando pelo netserver.

Tudo isso atualmente funciona e é virtualizado pelo Xen, mas minha vontade
atualmente é pôr *BSD onde puder. Primeiro para comparar o desempenho com o
Linux, depois para otimizar nos BSDs onde puder -- partindo do princípio que
seriam mais rápidos que os Linux.

Resumidamente, quero dicas dos colegas quanto a exemplos de casos de sucesso
e questões de compatibilidade de hardware. Nossos equipamentos até que são
razoavelmente comuns, mas queria saber o que mais "pega" nos BSDs, como
winmodems ou placas wifi, por exemplo. Mas isto seria num segundo momento,
já que mesmo sendo tudo BSD, poderia exportar uma raiz Linux naturalmente, e
via XDMCP, conectá-la a um servidor BSD de volta.

As máquinas virtuais eu imagino que não haja problema algum em usar Linux
como servidor (dom0) e *BSD como (virtual/paravirtual) domU.

Já aproveito para terminar esta mensagem enorme para agradecer qualquer
indicação de quem puder, e dizer que pretendo postar muito aqui sobre essa
história tão comp{rida,licada}! :P

--
Eduardo Costa Lisboa