[FUG-BR] /usr extendido

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Terça Abril 21 21:04:16 BRT 2009

eai...

seguinte, eu faria o seguinte....

criaria esse novo hd em um geom concat, transferia os arquivos para
essa nova partição e depois você adiciona o hd antigo nesse novo geom
concat....

mais ou menos assim...

# cria o concat
gconcat label geom-usr /dev/ad1

# formata o concat
newfs /dev/concat/geom-usr

# monta o concat
mount /dev/concat/geom-usr /mnt

# faz um dump/restore ou um tar (aconselhavel com single-user)
( cd /usr && tar cf - . ) | ( cd /mnt && tar xvf - )

# desmonta o novo concat
umount /mnt

# adiciona a partição antiga no novo concat
gconcat label geom-usr /dev/ad1 /dev/ad0s1f

# reconfigure o tamanho do concat
growfs /dev/concat/geom-usr

E pronto !!! você tem um novo /usr com tudo utilizado.

não esqueça de colocar o geom-concat no /boot/loader.conf e de acertar
o /etc/fstab

dê uma olhada no man do concat
man gconcat

Espero que tenha entendido.

Abraços

2009/4/21 irado furioso com tudo <irado em vfemail.net>:
> Em Tue, 21 Apr 2009 14:54:14 -0300
> Marcus Vinicius <marcovvinicius em gmail.com>, conhecido consumidor de

> não.. vc ACRESCENTA um hd (o novo) que passa a ser montado com o
> label /usr. O antigo /usr fica sem função e (por ser no BSD)
> completamente sem uso :(
>
> eu não saberia como passar a utilizar esse espaço, a não ser
> colocando-o em algum lugar que pudesse ser utilizado, por exemplo,
> em /usr/home ou algo assim.
>
> Para poder haver aproveitamento integral, sem ser desse modo, acho que
> só backup+restore com novo esquema de particionamento (dois hd's) e
> [...]

Luiz Gustavo Costa

mundoUnix - Consultoria em Software Livre
http://www.mundounix.com.br
ICQ: 2890831 / MSN: gustavo.bsd em gmail.com