[FUG-BR] [OFF] sun, java, mysql, oracle - a especulação continua

Marcello unixmafia em yahoo.com.br
Quarta Abril 22 14:54:11 BRT 2009

Nossa , bem como a oracle trata atualmente suas licenseças ?

http://www.orafaq.com/wiki/Oracle_Licensing

Oracle database software can be very expensive or very cheap (even
free), depending on what you buy/use:

Outro item :

What is a license
A license is the "right to use" (RTU) the software and not the software
itself. If you have a license, you can obtain a copy of the software
through whatever means - order, download, use the CDs from your last
project, etc.

Please note that Oracle doesn't use software keys. You can just install
the software and use it. It is up to you and your consciences to license
the software before using it.

Licenses are not tied to the product version. For example, an Enterprise
Edition database license is equally valid for Oracle 9i, Oracle 10g or
Oracle 11g. However, you are only entitled to new versions if you have a
valid maintenance and support contract in place.

Mas finalizando , a oracle ganha dim dim até onde eu seu com aplicações
e não com licensa de softwares (digo vendendo banco de dados) , portanto
não me parece que as coisas vão mudar em relação ao java e ao mysql ,
mas pode ser que o grana que estejam dispostos a gastar com tais
projetos sofra bastante.

Eu sinceramente pouco ligo pois um fork do mysql é algo que ja existe ,
o mariadb , mas quanto ao java ai realmente pode impactar para a galera
java , mas saibam que se ela fechar vai criar um nincho que alguem vai
preencher , poder ser até mesmo a IBM pois ela não vai ficar na mão por
causa da Oracle.

Tirando a surpresa e a burrice da M$ que não viu a oportunidade , ai
sabe-se lá a meleca que ia sair eu acho mais relevante sobre nosso
assunto ou seja BSD. A SUN sempre foi forte colaboradora do BSD e
inclusive foi fundada por um ex-mebro do core team até onde me lembro ,
e tem uma enorme compatibilidade com o FreeBSD , o autor das classes
geom não é pago pela SUN ?

Resumindo: se exploda o java, tem muita gente interessada em resolver
isso , quero saber o impacto sobre o nosso BSD.