[FUG-BR] [OFF] sun, java, mysql, oracle - a especulação continua

André Luiz de Souza andresou25 em gmail.com
Quinta Abril 23 10:36:21 BRT 2009

Welkson Renny de Medeiros escreveu:
> A algum tempo fiquei meio frustado quando li esse artigo:
> http://www.macoratti.net/msql_lc1.htm
>
> Não sei se tem fundamento.
>
> Tipo, se eu desenvolvo uma aplicação fechada (Delphi por exemplo), e uso
> o banco MySQL... nessa situação eu teria que comprar uma licença.
>
> Já o Postgres a licença é BSD... bem mais tranquilo.
>
> Me corrijam se estiver falando besteira (flames > /dev/null).

Até onde eu entendo, essa limitação não é só do MySQL. É de qualquer
software licenciado pela GPL.
Se você faz um produto e embute código GPL, seu código também tem que
ser GPL, a não ser que você compre uma licença comercial do mesmo produto.
Tem vários softwares que tem licenças duplas... uma GPL e uma comercial.

Tanto que tem uma licença chamada LGPL (Less GPL ou Library GPL em
alguns casos), que geralmente é aplicada à parte "shared" dos
softwares... tipo assim, o MySQL server é GPL, mas o pacote
mysql-shared-librarys é LGPL. Isso permitiria que você compile seu
programa linkando com o mysql-client sem precisar tornar seu código
aberto. Mas mesmo assim, não autoriza você a distribuir o MySql Server.

Realmente, trabalhar com licença BSD é bem mais tranquilo.