[FUG-BR] RES: VLAN no freebsd

Eduardo Schoedler eschoedler em viavale.com.br
Quinta Abril 23 21:51:36 BRT 2009

Alex.

Como você está recebendo esses links ?
Direto em Fast Ethernet (Metro) ?
Há um router na frente desse seu servidor ?

Se o seu link estiver chegando em FastEthernet, não adianta... a outra ponta
fica na operadora, vc não tem como configurar VLAN com switch comum.

Se a operadora deixou um router para você, provavelmente você não terá como
mexer na configuração dele. Logo, também não conseguirá fazer VLAN com
switch comum.

Caso você tenha gerência sobre os 2 hosts, faça como eles disseram: coloque
todos os cabos em um switch comum e simplesmente configure vlan em todas as
interfaces! Simples assim.

Mas tire esse switch do alcance de outras pessoas... o pessoal já lhe
alertou: se algum usuário mais esperto (com 2 neurônios rsrsrs) conseguir
conectar algum equipamento nele e souber setar vlan na interface, poderá dar
problemas.

Só para constar: existe um switch Dell de 16 portas que aceita VLAN por R$
650,00 ... por esse preço vale mesmo correr o risco ?

Sds,
Eduardo.