[FUG-BR] Ferramentas para Monitoramento de Redes

Thiago Gomes thiagomespb em gmail.com
Quarta Abril 29 10:39:53 BRT 2009

Galera,

Estou analisando algumas ferramentas para monitoramento de Redes, tais
como Nagios com Centreon,
Zabbix e Cacti que serão instaladas no FreeBSD.

Já usei o Cacti e é uma excelente ferramenta, porem estou em dúvida
entre o Nagios e Zabbix e suas principais
funcionalidades. O meu principal objetivo é usar uma dessas
ferramentas junto como Celular para avisar via SMS quando
algum serviço tiver off-line. Tenho aqui um script que faz isso,
inclusive testado por amigos da FUG conforme histórico.

Alguem da lista já testou com o Zabbix com essa funcionalidade ?
existe possibilidade nele ?

Outro detalhe é o seguinte. Tanto o Cacti, Nagios e Zabbix usa banco
de dados para guardar as informações, gostaria
de saber se é vantagem ter esse banco de dados em outra maquina ao
invés de ter na mesma maquina que estão
instalado o Nagios ou Zabbix.

Thiago Gomes