[FUG-BR] Configuração/Downgrade Apache e MySQL

Ronan Lucio listas em tiper.com.br
Segunda Agosto 3 09:41:28 BRT 2009

Alberane,

Reafirmando a resposta do Irado...

1)
O tuning de memória vai ser preciso fazer principalmente no MySQL (my.cnf).
Tuning de MySQL é importante ler a documentação, você vai precisar
ajustar principalmente max_connections e key_buffer, mas têm outras
variáveis chave (sort_buffer_size, read_buffers_size e table_cache) que
*também* implicam diretamente no uso de memória.

Para um bom tuning de MySQL, uma boa leitura é praticamente obrigatório.
Minha principal sugestão é um dos exemplos que vem com o próprio MySQL,
o arquivo /usr/local/share/mysql/my-innodb-heavy-4G.cnf

2)
Quanto ao apache, também não conheço alguma configuração que delimite o
total de memória utilizado por ele, acredito que o máximo que você
consiga seja limitar o máximo de processos filhos (worker) ou clientes
(fork), até porque... o que cada processo consome de memória depende dos
módulos que você adicionou ao apache.

Uma coisa que você pode fazer para otimizar a utilização de memória do
Apache (além de desabilitar os módulos não utilizados) é recompilá-lo
como worker, ao invésde fork, que é o padrão.
Não lembro exatamente porque o fork é o padrão, mas acredito que seja
por questões de compatibilidade com aplicações mais antigas que tenham
problemas com multithreading (acho que o PHP tem, e se não me engano é
por isso que eles desaconselhavam utilizar o PHP com Apache2).

3)
Quanto o lighttpd. É uma boa pedida, mas ele tem várias limitações.
Normalmente o pessoal o utiliza apenas para conteúdo estático (costuma
ser mais eficiente que o Apache nestas condições), mas dependendo da sua
necessidade (quais módulos e features você precisa) ele pode não atender.

[]s
Ronan