[FUG-BR] ftp-proxy

Rogério Moura rogerpop em gmail.com
Terça Agosto 4 16:16:50 BRT 2009

Meu cenário é mais simples, tenho o free rodando com PF+ALTQ e atrás dele um
servidor FTP onde clientes enviam arquivos para a empresa como também a
empresa disponibiliza arquivos para os mesmos.

Dai para que o servidor FTP funcionasse a contento instalei o pftpx via
ports mesmo e minhas confs estão assim:

1 - Configuração no rc.conf (como vou rodar mais de uma instância do pftpx,
adicionei a seguinte linha no rc.conf)
rc_conf_files="/etc/rc.conf /etc/rc.conf.local" assim posso carregar no meu
caso as 2 instâncias que preciso dentro do rc.conf.local, uma para que os
clientes acessem servidores FTP na NET e outra para que a NET acesse meu
servidor FTP atrás do FW
# Proxy rede interna a servidores na internet
/usr/local/sbin/pftpx

# Proxy para acesso ao FTP atrás do FW
/usr/local/sbin/pftpx -f 192.168.0.2 -p 200.96.175.210 -c 21

2 - agora no /etc/pf.conf  (configuração para que os clientes atrás do FW
acesse FTP na internet)
Na sessão de NAT coloque
nat-anchor "pftpx/*"

Na sessão de redirecionamento coloque
rdr-anchor "pftpx/*"
rdr pass on $if_int proto tcp from $rede_interna to any port 21 -> 127.0.0.1
port 8021

Na sessão das regras de filtragem
anchor "pftpx/*"
pass in  quick on $if_int proto tcp from $rede_interna to any port 21
modulate state
pass out quick on $if_ext proto tcp from $if_ext to any port 21 modulate
state

Pronto! com isso seus clientes já terão acesso a servidores FTP na NET

agora para que os clientes das filiais acessem o seu server na matriz o
ideal é você configurar um servidor FTP no modo PASSIVO, assim você tem o
controle das portas que serão abertas no PF.