[FUG-BR] Backup de servidor de arquivos

Andrez eduardo.andrez em gmail.com
Sábado Agosto 8 21:42:01 BRT 2009

Fala Anderson.

2009/8/8 Anderson Alves de Albuquerque <andersonaa em gmail.com>:
>  Sim, mas as ferramentas que podem facilitar, qual a melhor: rsync, amanda,
> baculha ou etc.
>
>  Algum destes eh indicado?
>
>  dependendo do impacto da instalação de algo no win 2008, eu poderei até
> tentar convencer esta instalação.

Qual o volume de dados? O backup será feito em um único servidor? Qual
o tipo de dados? Tem muitos arquivos abertos na hora do backup? São
feitos muitos restores? Precisa guardar em fita?

Se o ambiente for simples, pode usar até a ferramenta de backup do
Windows, fazendo no agendador do próprio Windows e salvando em um
compartilhamento smb no servidor de backups. Da trabalho para restore
mas funciona. Essa solução inclusive usa shadow copy.

Pode usar uma ferramenta mais simples, como o backuppc. Ele pode fazer
backups por rsync/rsyncd e por smb ( outros meios são possíveis ). Não
tem shadow copy mas tem fácil administração ( web ). Particularmente
gosto muito dele e uso com vários servidores Windows, Linux e FreeBSD.

Caso precise distribuir os backups em vários servidores, ai é de
bacula pra lá e também suporta shadow copy.

Lembre-se que existem muito mais características do que as que eu
coloquei aqui. Como compressão por exemplo. Vale a pena testar pra
saber o que você realmente quer, ou precisa.

--
Atenciosamente.
Eduardo Andrez de Oliveira.