[FUG-BR] comandos nagios

Aprigio de Faria screenblack em gmail.com
Quinta Agosto 13 10:45:36 BRT 2009

Em Thu, 13 Aug 2009 08:21:10 -0300 (BRT)
Felipe Santos Barbosa <felipe at remanso.biz> escreveu:

> caros estou configurando o nagios e estou com dúvidas com relação ao
> serviço de " check_command check_local_disk!20%!10%!/dev/ ad0s1e " só
> pra informar o host ja foi definido e estou querendo monitorar a sua
> partição, só que quando eu "restart" o serviço ele fica DISK OK -
> free space: / 67482 MB (98% inode=99%): problema!!! ele está igual
> aos outros sendo que são partições diferentes. atenciosamente.

Felipe, se você está querendo fazer checagem de espaço em disco
remotamente, não conseguirá dessa maneira. Este só permite checagem
local.
Para verificar remotamente, pode-se utilizar o snmp. Bastando
configurá-lo para lêr o espaço do disco e retornar pela chamada.
No nagios você utilizaria um comando do tipo "check_command
check_snmp_disk!dskPercent.1".

Espero ter ajudado.

Sds,

--