[FUG-BR] nomes de arquivo com caracteres da linga portugues

Otacílio de Araújo Ramos Neto otacilio.neto em ee.ufcg.edu.br
Quinta Agosto 13 18:27:34 BRT 2009

2009/8/12 Anderson Alves de Albuquerque <andersonaa em gmail.com>

> caros colegas,
>
>  Montei diretórios que estavam compartilhados em um windows no freebsd.
> Copiei (com o cp) vários arquivos e o caracteres com acento foram
> substituídos. Por exemplo:
>
>         O arquivo: FISCALIZAÇÃO
>
>         Foi substituido por: FISCALIZA??O
>
>  Como eu poderei evitar isto?
>
>  Espero que o conteúdo dos arquivos não sofra alterações. No rsync, em
> alguns casos, é necessário fazer conversões como: "rsync *
> --iconv=utf8,iso88591*".

Anderson, quando eu monto a minha partição ntfs no FreeBSD eu utilizo a
seguinte linha no  /etc/fstab

/dev/ad0s1        /WinXP        ntfs    rw,late,-C=UTF-8    0    0

Isso para montar com o driver ntfs read-only
Note o -C=UTF-8 . No gnome eu utilizo as seguintes  chaves no Editor de
configurações:
/system/storage/default_options/ntfs    mount_options [-m=755,-C=UTF-8]
/system/storage/default_options/ntfs-3g mount_options [locale=UTF-8]

Copia tudo certo.