[FUG-BR] Redundância Carp servidores locais diferentes

Leandro Keffer keffer666 em gmail.com
Terça Agosto 18 09:55:21 BRT 2009

Seguinte pessoal, agradeço primeiramente a atençao de todos e gostaria de
sanar algumas duvidas sobre a redundancia de links

Atualmente tenho dois links estáticos em dois servidores em CPDs separados.

Configurei os dois servidores, com a interface carp0 e o mesmo IP em ambas
interfaces. adicionando os parametros seguintes

*MASTER*

rc.conf

# CARP
cloned_interfaces="carp0"
ifconfig_carp0="vhid 1 advskew 0 pass mazetto 192.168.0.251"

/etc/sysctl.conf

net.inet.carp.allow=1
net.inet.carp.preempt=1
net.inet.carp.log=1
net.inet.carp.arpbalance=0

*BACKUP*

rc.conf

# CARP
cloned_interfaces="carp0"
ifconfig_carp0="vhid 1 advskew 2 pass mazetto 192.168.0.251"

/etc/sysctl.conf

net.inet.carp.allow=1
net.inet.carp.preempt=1
net.inet.carp.log=1
net.inet.carp.arpbalance=0

*PF - FW do MASTER*

carp_dev = "carp0"

#Carp
pass in on $carp_dev proto carp keep state
pass out on $carp_dev proto carp keep state

Porem, tenho os seguintes problemas ainda

1 - Não consegui arrumar uma meio de utilizar o Pfsyn, nos meios que li,
dizem para interligar os servidores via crossover, mas como estão em lugares
distintos qual serial o meio ?

2 - Estou tendo o problema de lentidão usando o GW 192.168.0.251 e recebendo
a seguinte mensagem
*arp_rtrequest: bad gateway 192.168.0.251 (!AF_LINK)*

Qual seria o método correto, tendo em vista que tenho a pfsync compilada ja
no kernel, e tenho interfaces sobrando em ambso servers.
Depois tenho a intenção de acertar o balanceamento, mas ai seria outra
historia e gostaria de uam prévia caso alguem tenha experiencia

Atenciosamente

Leandro Keffer