[FUG-BR] PF: Clientes Wireless por tras de um server NAT

Enio Marconcini -:- www.Enio.Pro.Br -:- eniorm em gmail.com
Quarta Agosto 19 10:37:41 BRT 2009

pessoal,

estou tendo vertigens só de imaginar o que eu devo fazer para solucionar
este pequeno problema, e não consigo chegar a uma idéia, para depois tentar
implementar

em ambiente de testes, logo em produção eu terei o seguinte cenário

uma rede wireless com clientes NanoStation5 conectados a AP "mikroshit",
além do cabo de rede que desce do mikrotik até o servidor, tenho um outro
que desce de uma outra nano usada para ponto a ponto de outro AP em outro
local, entao tenho 2 cabos de rede conectados cada um numa placa de rede

a interface web de configuração das nano eu preciso acessar por ip, assim
como o tal winbox de configuração dos mikrotiks

os ips da rede wireless serão nateados por um servidor FreeBSD com PF para
minha rede local na qual tem acesso a internet

agora, como vou fazer para acessar os ips da rede wireless, por exemplo,
minha LAN eu uso 192.168.0.X e os clientes wireless serão por exemplo,
outro, 192.168.30.X

assim sendo nesse servidor nat eu tenho, a interface externa, que está
conectada na minha LAN, e a interfaces internas que darão acesso aos ponto a
pontos, e mikrotiks e assim em diante, aos clientes.

num pequeno teste, usando rdr e pass só consegui redirecionar uma porta de
TS para um notebook que está na rede interna do nat, porém, eu vou ter um
grande numero de clientes além de aps etc, nao poderei ter que ficar
colocando uma regra para cada caso, o que seria muito complicado e
trabalhoso.

alguém com mais experiencia poderia me ajudar a esclarecer as idéias

abraços

--
ENIO RODRIGO MARCONCINI
www.Enio.Pro.Br