[FUG-BR] RES: RES: IPFW com ALTQ

Danilo Egea daniloegea em yahoo.com.br
Quarta Agosto 19 22:03:40 BRT 2009

Danilo Egea wrote:

> Então, é que o programinha que eu fiz eh meio porco sabe UAHuha, preciso
> fazer ele receber parametros e virar daemon, mas o que eu precisava ele
> já está fazendo.
> Quando ele estiver mais esbelto eu faço um artigo.

Houston we have a problem.

Bem, não sou exímio conhecedor das profundesas do tcp/ip, tive um
pequeno (grande?) problema. Seguinte, localmente (trafego local) o
programinha que eu fiz altera o valor do campo ToS dos pacotes e o
pacote vai embora normal, fiz os teste com uma maquina virtual linux no
qemu. Dai fazendo um teste num gateway, ele alterava o campo mas o
pacote nao ia pra frente, só ai fui me atentar para o fato de o checksum
do pacote ser alterado, implementei alguns algoritmos de calculo de
checksum que encontrei na net, quando nao ha alteracao no pacote ele
calcula certo, quando eu mudo o tos o sistema nao aceita o pacote.

A pergunta é a seguinte, é possível alterar o checksum dos pacotes em
user mode e repassa-los ao kernel de uma maneira que funcione? Ou isso
só pode ser feito em kernel mode?

obrigado

--
Danilo Egêa Gondolfo