[FUG-BR] RES: RES: Testando ipfw nat

Ricardo B. Volpato ricardobvolpato em yahoo.com.br
Quinta Agosto 20 09:11:28 BRT 2009

> lan  192.168.17.0/24, adsl 192.168.29.yyy. Acontece que num caso temos
> REDE 17 e no adsl REDE 29. Não combina. Pelo que aprendi (ou me
> ensinaram, sei lá, ou tentaram), são redes distintas portanto NÃO
> DEVERIAM se falar..

Agora intendi o que vc quiz dizer. Achei estranho as respostas do ping sem
nat mas era isso que acontecia.

Novamente fazendo alguns testes agora a pouco, percebi que a ordem que
executei as regras de liberação do trafego pela regra de NAT, tudo no IPFW,
estava incorreta. Coloquei antes da 65000 e funcionou agora.
Agora o nat 1 para a primeira ADSL funciona normalmente (consigo navegar
inclusive), executei uma regra para fazer NAT na outra ADSL (nat 2) e não
consigo comunicação com o 2º modem apartir do host windows. Será porque?

setfib 0 route add default 192.168.28.1
setfib 1 route add default 192.168.29.1

ipfw nat 2 config if rl1
ipfw nat 1 config if re0

ipfw add 1000 nat 1 log ip from any to any
ipfw add 1001 nat 2 log ip from any to any

Se eu excluir a regra 1000 tudo para de funcionar, não consigo comunicação
nem com o IP 192.168.28.2 e nem com 192.168.29.2.
Estou fazendo algo errado sera?
Apartir do FW eu consigo comunicação com os dois modem's. Sem o setfib 0
route add default 192.168.28.1 e sem a regra de nat para esta interface se
eu tentar um teste de ping através do host windows eu NÃO consigo pingar o
modem ADSL2, ou seja, de nenhuma maneira eu consigo comunicação com o ADSL2
utilizando o NAT no ipfw.
Alguém conhece alguma fonte boa utilização do ROUTETABLE?