[FUG-BR] PF: Clientes Wireless por tras de um server NAT

Enio Marconcini -:- www.Enio.Pro.Br -:- eniorm em gmail.com
Terça Agosto 25 14:46:27 BRT 2009

2009/8/25 Renato Botelho <rbgarga em gmail.com>

> [...]
>
> route add -net 172.16.x.x/24 192.168.0.3
>
> Com isso um pacote que partir da rede 192.168.x.x para a
> 172.16.x.x usará o 192.168.0.3 como caminho.
>
> Lembrando que, esse servidor 192.168.0.3 precisa ter o
> IP forwarding habilitado e *não* pode fazer nat de nada.
>
> Além disso, uma conexão que partir da rede 172.16.x.x para
> a internet, terá que ser mascarada no seu GW, portanto, deverá
> ter uma regra fazendo nat da rede 172.16.x.x
>
> nat on wan0 inet from 172.16.x.x/24 to any -> (wan0)
>
> Além é claro da regra já existente para fazer nat da rede

Olá Renato obrigado pelos esclarecimentos,

no momento em que eu estou tentando ajustar isso, eu defino como sendo meu
gateway este servidor que conhece a rede 172.16.X.X nele, então meu pc está
usando ele como gateway, dessa forma eu consigo somente dar ping no ip
172.16.X.1 que está na ether deste servidor

então, meu pc é 192.168.0.10 por exemplo, e 192.168.0.11 é o ip deste
servidor gateway cuja ether está na minha rede LAN, é este servidor que
enxerga os outros Ips/Redes

tentei algo assim

route add -net 172.16.X.X/24 172.16.X.1 para dizer que para alcançar a rede
172.16.X.X deve-se passar pela ether que tem o ip 1, pois eu ja alcanço o ip
192.168.0.11 da ether que está na minha rede lan, estou certo?

o nat eu estou fazendo assim

nat on $nic_externa from any to any -> ($nic_externa) para natear tudo,
porém o acesso a net vem da ether que está conectada a minha LAN,

para os clientes que estão por trás do nat usarão este servidor freebsd como
gateway, mas olhando de dentro da minha LAN, este gateway será apenas como
um outro computador

voce disse de não poder fazer nat, o que eu não entendi direito, será que eu
nao estou conseguindo pois este gateway esta nateando as conexões dos
clientes?

--
ENIO RODRIGO MARCONCINI
www.Enio.Pro.Br