[FUG-BR] 4 ethers no mesmo range de IP

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quarta Agosto 26 08:37:38 BRT 2009

2009/8/26 Enio Marconcini -:- www.Enio.Pro.Br -:- <eniorm at gmail.com>:
> pessoal,
> outro problema, vou ficar louco em breve
>
> no meu servidor tenho uma placa routerboard RB44 que é uma PCI com 4
> Ethernets 10/100/1000
>
> configurei dessa forma em  /etc/rc.conf
>
> ifconfig_vge0="inet 10.10.10.1 netmask 255.255.255.192"
> ifconfig_vge1="inet 10.10.10.2 netmask 255.255.255.192"
>
> vge0 e vge1 estão conectadas, e esta ultima conectada ao notebook
>
> e reinicio meu sistema,
>
> porém a partir do servidor nao consigo dar ping no notebook (ip 10.10.10.10)
>
> notei essa mensagem em /var/log/messages

> [...]

Enio, na boa, o seu problema não é com o FreeBSD, o seu problema é
conceitual, infelizmente a lista não oferece treinamento em redes.

Me desculpe o desabafo mas é que suas perguntas no caso da rota
e nesse caso nada tem a ver com o Sistema Operacional, pegue um
bom material (livros, internet) e vá estudar redes.

Você não pode/deve ter duas interfaces na mesma classe e ligadas
no mesmo switch, isso pode provocar um loop na sua rede. Se quer
usar as duas interfaces, use lagg(4).

Me entenda bem, de maneira alguma estou querendo ser mal-educado,
mas isso é pro seu bem. Usar listas de discussão, seja a FUG ou
qualquer outra não é um caminho, só vai queimar o seu filme perante
a comunidade. Antes de montar um server você tem que ter na mente
os conceitos exatos do que tem que ser feito, aí depois basta implementar
em qualquer SO vai ser tranquilo.

Meus $0,02

flames >> /dev/null
--