[FUG-BR] 4 ethers no mesmo range de IP

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Quarta Agosto 26 10:13:35 BRT 2009

na verdade Enio, você pode usar um método para ter duas placas no
mesmo range, mas utilizar um único IP para elas.

Eu utilizo isso, com 4 placas no mesmo range... mas usando bridge.

Eu coloco as 4 placas em bridge, e configuro um único IP na bridge,
assim funciona.

Com isso você terá apenas 1 rota padrão.

O problema de se ter mais de uma placa, dentro de um mesmo range, é
que a rota padrão será apenas para 1 placa.

Então no seu caso, a rota padrão para a rede 10.10.10.0/26 é a placa vge0.

Então sempre que você pingar um IP deste range, o pacote irá sair pela
placa vge0, e mesmo quando o sistema receber o pacote pela placa vge1,
ele irá retorna-lo pela placa vge0, e como o note não está nesta
placa, ele não receberá o pacote.

Você consegue contornar isso usando a bridge.

Quando um pacote entra por uma das placas dentro da bridge, uma única
interface do sistema irá responder por ele. E quando você enviar um
pacote pela interface da bridge, todas as portas receberão este
pacote.

Porém com isso o notebook iria ter acesso a rede, como se ele
estivesse conectado no switch (a não ser que você bloqueie isso
atravez de um firewall).

Rafael Henrique da Silva Faria
# Grupo Cena Digital
# (16) 9229-8928