[FUG-BR] RES: [OT] Personalizar Kernel

Giancarlo Rubio gianrubio em gmail.com
Quinta Agosto 27 10:58:36 BRT 2009

2009/8/27 Renato Frederick <frederick em dahype.org>

> Realmente, até assustei com esta sugestão.
> Enfim, particularmente em minhas instalações FreeBSD continuarei tirando
> hardware desnecessário, principalmente os legados como placa de rede ne2000
> ISA e por aí vai.
> Agora no open eles me assustaram hehehe.

IMHO: A diferença do kernel entre FreeBSD e OpenBSD é que no FreeBSD muita
coisa não entra no kernel, por exemplo IPFIREWALL e ALTQ, sendo que no
OpenBSD tudo já vem habilitado. Acho isso uma facilidaded o Open, pois
apenas na instalação padrão temos várias ferramentas e não precisamos ficar
recompilando o kernel.

Exite uma ferramenta legal no Open que é o dmassage[1], server para deixar
no arquivo de kernel somente o que você usa no momento. A tempos atrás fiz
um artigo[2] sobre ele.  Eu ia rodar um embarcado e precisava apenas o
necessário. Para minha surpresa a página dele diz que ele roda em FreeBSD,
fica a dica ai se alguem testar poste para a lista.

Sobre o dmassage

"dmassage uses the information in a BSD system's dmesg to gather information
about the system's hardware devices and present this information in a
tree-like hierarchy. This information can then be used to build a more
efficient kernel that only contains support for devices that are actually
present. It can also be used to disable probes for absent devices, thus
speeding up the boot process. "
[1]http://freshmeat.net/projects/dmassage/
[2]http://www.openbsd-br.org/?q=node/53

Att