[FUG-BR] QoS com ipfw

Mario Lobo mlobo em digiart.art.br
Quinta Agosto 27 20:08:34 BRT 2009

Gente, boa noite (ou bom dia);

Acho que essa pergunta já apareceu aqui. Se for esse o caso, me desculpem, e
se for possível, se alguem tiver o link da resposta, eu agradeço.

No pf eu já faço isso usando as ferramentas dele (cbq,htb, etc..). Eu gostaria
de fazer no ipfw, o "borrow" de banda que o pf faz das outras filas, quando
elas estão ociosas. O pf é muito bom mas não faz MAC filtering, que é o que
eu vou precisar.

Pelo (pouco) que eu entendi do dummynet, os pipes ficam fechados nas bandas
que damos pra eles. É possível um pipe fazer "borrow" de outro que esteja
ocioso? Se for, alguem poderia dar/apontar algum exemplo de conf disso?

Obrigado,
--
Mario Lobo
http://www.mallavoodoo.com.br