[FUG-BR] Ajuda IPFW

Dan Gordon gordon.d477 em gmail.com
Domingo Agosto 30 16:23:01 BRT 2009

Olá amigos.
Estou precisando de um ajuda para entender o que deu errado.

Precisei bloquear um determinado IP interno para acesso a interface externa
(internet) chamada oif
Usei a sintaxe
   ipfw add deny all from 10.1.1.233 to any via ${oif}
e tudo correu ok.

Depois houve a necessidade de liberar acesso a um site específico então
coloquei esta regra ANTES da regra de bloqueio

## Liberar acesso a 200.199.201.138
ipfw add allow all from 10.1.1.233 to 200.199.201.138 via ${oif}

... não funcionou
na minha humilde ignorância, e abusando da santa paciência de vocês,
entendia que a regra de allow aplicada ANTES da regra m ignoradas.
Já fiz o RTFM, e não consegui resolver o problema.
Imagino que preciso também liberar o acesso ao DNS. Neste caso basta não
bloquear UDP? Mas eu também estaria liberando os P2P, certo?