[FUG-BR] [OFF] Quota em disco

Sendoh Takeshi sendoh.takeshi em gmail.com
Quarta Dezembro 9 11:23:43 BRST 2009

Bom dia.
Tenho um FreeBSD 6.2 (ambiente de testes) que gostaria de implementar quotas
para usuários de e-mail que ficam em /home/$user

O problema é que no meu /etc/fstab não tem /home, pois ele foi criado
manualmente com mkdir depois da instalação:

[root em teste /home]# cat /etc/fstab
# Device                Mountpoint      FStype  Options         Dump
Pass#
/dev/ad0s1b             none            swap    sw              0       0
/dev/ad0s1a             /               ufs     rw              1       1
/dev/ad0s1g             /dados          ufs     rw              2       2
/dev/ad0s1f             /tmp            ufs     rw              2       2
/dev/ad0s1d             /usr            ufs     rw              2       2
/dev/ad0s1e             /var            ufs     rw              2       2
/dev/acd0               /cdrom          cd9660  ro,noauto       0       0

Estou parado aqui.
Já recompilei o kernel com *options QUOTA*, já reinstalei, já inseri as
entradas *enable_quotas="YES"* e *check_quotas="NO"*

Pelo que li, eu teria que adicionar o *,nosuid, userquota* após o *rw* do
/home.
Como eu poderia habilitar as quotas para /home/$user, sendo que não tenho a
entrada do /home no fstab?

Agradeço qualquer ajuda.

*
*